NOVO REPARTIMENTO

UMA DEPUTADA PELO POVO.

13/04/2010 22:16

 

Deputada faz reivindicações a favor do povo de novo repartimento.

“Estamos pedindo providências ao Ministério Público porque a população não tem mais a quem recorrer. Não se vê investimentos no município, apesar de Novo Repartimento ser privilegiado com o repasse mensal de R$ 2 milhões em royalties da Eletronorte”, destaca a deputada. Entre os municípios que estão na área de influência da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, Novo Repartimento é o que recebe o maior valor devido à sua extensão territorial de 15.398,63 km2.

 

Crise - Há carência de investimentos públicos em saúde, educação e outras áreas, comunidades inteiras encontram-se com dificuldades de locomoção e até mesmo isoladas. Como o caso do Tuerê, um dos maiores e mais antigos assentamentos da América Latina, onde residem 3 mil famílias. “Novo Repartimento é composto em cerca de 65% de assentamentos (no total são 35 assentamentos), mas o prefeito se recusa a atender essas áreas. Ele não faz parceria com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) onde há recursos para recuperar estradas e pontes e foi o único do Compart (Consórcio dos Municípios Paraenses Alagados pelo Rio Tocantins) a não receber a doação da Eletronorte de 250 mil litros de diesel para ser usado nessas obras”, revela Creusa. A vereadora relata que uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Câmara Municipal apurou o desvio de recursos públicos pela prefeitura na licitação para a compra de combustíveis no ano de 2005, no montante de R$ 500 mil, e também na licitação para a terceirização da limpeza pública no município. O relatório da CPI está sob a análise da justiça. A vereadora relata que Bersa Jones também responde a denúncias no Ministério Público Federal por desvio de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e na área da saúde.
A denúncia protocolada por Bernadete no Ministério Público do Estado poderá originar a abertura de uma investigação para, se confirmadas às denúncias, poderá originar uma ação judicial contra o prefeito Bersa Jones.

Voltar

Pesquisar no site

© 2010 espião Todos os direitos reservados.